Horário Rígido

Lembre-se que o candidato deve estar em frente ao local designado para a prova pelo menos meia hora antes do início da prova.
Não consuma bebidas alcoólicas na véspera do concurso, nem coma doces antes da prova, eles deixam o pensamento mais lento. Consuma bastante água pura, relaxe. No bolso leve canetas e lápis de reserva, uma borracha.
Não esqueça de levar documento oficial com fotografia para o caso de dúvida na identificação.


O DIA "D"

Nunca é demais oferecer aos candidatos algumas dicas úteis para esse dia D.
Sabemos que não é nada fácil, tem o desgaste, a ansiedade, a enorme vontade de passar e acaba sempre faltando tempo para estudar ou mesmo revisar da forma como vocês gostariam. Mas o que vale, é que com certeza vocês fizeram tudo que estava ao seu alcance, então agora é hora de tirar proveito de todo o estudo, das aulas, dos livros e dos conselhos.
Com certeza cada pessoa tem uma maneira própria de fazer a prova, mas como sempre perguntam qual a melhor forma, vai aqui algumas regrinhas que podem ajudar no seu desempenho:


1. Não precisamos nem falar que a principal aliada é a "calma". Parece impossível, mas ela é fundamental para manter a concentração e conseqüentemente obter um bom resultado. Tenha em mente que as questões da prova estarão dentro do conteúdo que você estudou, e se por acaso aparecer alguma questão que você não saiba (pois não deu tempo de estudar a matéria, e isso é mais que normal), existiram muitas outras que você domina e sabe, portanto não fique em um primeiro momento perdendo tempo com o que você não sabe. Vá direto para o que estudou, e no final, se sobrar tempo, você retorna para essas questões para dar uma analisada e no mínimo utilizar o famoso "achômetro".

2. Considere a prova como um caminho que irá levá-lo a uma nova vida, e não como um obstáculo intransponível, que está ali para derrubá-lo. É claro que nada vai ser entregue de "mão beijada", as questões são feitas de forma a avaliar os seus conhecimentos e verificar se a matéria foi aprendida de forma sistematizada, mas encare-a como uma espécie de aliada, ficará muito mais fácil.

3. Procure concentrar-se de forma que você esteja sozinha na sala, esqueça os vizinhos, os fiscais de prova, tenha em mente apenas à vontade de vencer, creia em você, no seu esforço, e principalmente em tudo o que você estudou.

4. Leia com atenção cada questão, principalmente os enunciados, já que algumas pedem a alternativa correta, outras a errada, outras a exceção. Conhecemos muita gente que perdeu ponto em função disso. Portanto, procure ler cada item com atenção, até para não ter que ficar lendo 2 ou 3 vezes o mesmo item e acabar perdendo tempo, mas se a questão exigir, leia várias vezes.

5. As pessoas se perguntam por qual matéria deve-se começar a prova. Nós aconselhados à matéria que mais gostam ou as que mais dominam, mas achamos isso uma questão bem pessoal, só vocês poderão decidir. Lembre-se apenas do tempo da prova e quanto tempo você terá disponível para fazer cada questão, não que isso tenha que ser aplicado de forma obrigatória, já que com certeza aparecem questões que serão respondidas de pronto e outras que necessitarão de mais tempo, por serem longas, exigirem cálculos etc. Mas, tente dividir o seu tempo e não esqueça que todas as matérias precisam de atenção, já que existe um mínimo por disciplina. Comece fazendo tudo o que você sabe de todas as matérias, pois assim, você estará garantindo o mínimo, depois você retorna para aquelas questões duvidosas.

Pode acontecer de vocês começarem a fazer a prova e não saber a primeira, a segunda, a terceira (ai meu Deus!). Se acontecer com você, respire fundo e se achar conveniente vá para a última questão, já que não existe ordem específica, quando você chegar na primeira e segunda conseguirá fazê-las normalmente. (às vezes é apenas nervoso).
Mas, quando falamos em começar pela disciplina que você mais domina e gosta, não queremos que você deixe a que considera pior para o final (por exemplo contabilidade), principalmente se envolver cálculo, pois sua cabeça já estará um pouco mais cansada.

6. Muita atenção com os cálculos, às vezes você faz tudo certinho e perde a questão devido a uma bobagem.

7. Lembre-se de separar um tempinho razoável para o gabarito (no mínimo 20 minutos). Nada de deixar para fazer correndo, se tiver que pular um item para pensar melhor, cuidado para não perder a ordem da marcação.


Itens importantes

Bom, agora gostaríamos de comentar alguns itens importantes que ajudarão no seu bem estar e conseqüentemente na hora da prova.

1. Procure organizar o seu dia de forma a chegar com antecedência no local das provas, lembre-se que existem engarrafamentos, carros que pifam, táxis e ônibus que atrasam, problemas com estacionamento (afinal são milhares de pessoas), portanto achamos que vale a pena chegar um pouquinho antes, mesmo que seja para ficar relaxando dentro do carro, ou debaixo de uma árvore. Procure a sua sala com calma e principalmente na sala um local agradável que lhe deixe à vontade.


2. Procure usar roupas confortáveis. Sabemos que muitas vezes não é o seu estilo de roupa, mas não se esqueça que você ficará em média 4 horas sentada (o). As mesmas regras valem para o sapato e principalmente de ir com uma blusa fresca (caso esteja quente) e um casaquinho se na sua cidade costuma fazer frio de repente (bom, quanto ao casaquinho, no mínimo servirá para tornar a cadeira mais macia).

3. Se você gosta de beber água constantemente leve uma garrafinha para você não ter que sair para procurar um bebedor (isso se tiver), mas nada de se entupir de água e ter que ficar indo ao banheiro toda hora (lembre-se do seu tempo), mas é óbvio que se der vontade é melhor ir logo, pois nada pior para tirar a concentração.

4. Cuidado com a coluna e o pescoço. De vez em quando dê uma esticada nos braços, no pescoço (como se estivesse alongando).

5. Se achar necessário, leve um lanchinho (barrinha de cereal, ou outra coisa que você goste), mas nada que possa tirar muito a sua concentração.

6. Cuidado com o almoço antes da prova. Procure comer o suficiente para não sentir fome durante a prova (já imaginou a sua barriga roncando e atrapalhando você?), mas nada de comer algo pesado, lembre-se do sono depois do almoço.


Boa Sorte!

Fora isso é só ACREDITAR EM VOCÊS e em tudo que foi feito até aqui.

Nada de desanimar. Muito menos desistir de fazer qualquer prova.



Artigo indicado pelo amigo Jefferson

Fonte: Cetro Concursos


1 comentários

  1. Unknown  

    Dicas muito legais!
    Gostei!

Postar um comentário

Link-me / Parceria

.::ConcurseirOnLine::.

Recados


Parceiros

Seja um parceiro. Deixe um recado ou mande e-mail: concursos@msn.com
VestiWeb